Primavera

A chegada da primavera e os cuidados com as áreas verdes do condomínio

A primavera ou a também conhecida “temporada das flores” tem seu inicio, no hemisfério sul, dia 22 de setembro! Com isso, o condomínio deve estar atento quanto aos cuidados com as suas áreas verdes, pois elas são consideradas parte do cartão de visitas do condomínio. Ou seja, esta é a época do ano em que estes espaços ganham o maior destaque e devem estar bem bonitos!

Geralmente, as áreas verdes do condomínio devem estar sempre bem cuidadas durante todo o ano e por pessoas especializadas no assunto como um jardineiro profissional, engenheiro agrônomo ou até mesmo por um paisagista. O ideal é que o condomínio contrate uma empresa especializada na manutenção de áreas verdes.

Vejam abaixo as principais dicas para a manutenção das áreas verdes do condomínio:

Empresas de jardinagem – Como contratá-las?

Ao contratar uma empresas especializada em jardinagem, o condomínio deve estar atento ao contrato de serviço e em sua clareza quanto aos seguintes itens: períodos das visitas, a composição da equipe que irá executar os serviços e se em seu quadro consta um engenheiro agrônomo ou somente o jardineiro e seu ajudante, responsabilidade na reposição das plantas mortas (geralmente, a responsabilidade é do condomínio).

Manutenção das áreas verdes realizada por colaboradores do condomínio

Existem condomínios que preferem economizar e acabam designando esta tarefa a um colaborador do condomínio, que não possui prática e nem experiência em cuidados de áreas verdes. Geralmente, esta tarefa é realizada pelo zelador do condomínio. Para estes casos é aconselhável o pagamento de acúmulo de função. Ou seja, remuneração em casos do colaborador exercer mais de uma função no local de trabalho.

Caso o condomínio opte por esta forma de manutenção, os colaboradores do condomínio podem auxiliar nos cuidados das áreas verdes como forma de manutenção como, por exemplo, regá-lo.

Manutenção das áreas verdes – Estações do Ano

A manutenção das áreas verdes do condomínio devem seguir sempre as estações do ano, pois tudo isso depende do ciclo chuvoso e também do clima. Vejam as atividades ideais para cada estação do ano:

Primavera – adubar as plantas, remoção de folhas secas e dos galhos em excesso, manutenção dos gramados;

Verão – podas em pequenas quantidades, cuidados com as pragas (época de maior incidência), constante irrigação;

Outono – arear o gramado para a sua drenagem e crescimento das raízes, adubação, limpeza completa da área verde;

Inverno – poda de árvores (solicitar autorização da prefeitura mesmo dentro do condomínio), preparação dos canteiros para o plantio durante a primavera, semear flores como azaleias e amor perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *