faxineira

As atribuições do faxineiro e como o condomínio deve proceder para que o serviço seja executado de forma adequada

O faxineiro é o profissional capacitado para executar todo o serviço de limpeza e conservação de determinadas áreas de um condomínio. É também o responsável por utilizar de forma correta todos os produtos a que lhe são confiados para a função. Para que o seu serviço seja executado de forma adequada, ágil e sem prejudicar a sua saúde, é preciso que o condomínio ofereça ao faxineiro produtos e equipamentos adequados e de qualidade.

O condomínio tem o dever de adquirir produtos que garantam a saúde do faxineiro como equipamentos de proteção individual, carrinhos de mão, rodos e vassouras que estejam de acordo com a altura e a postura do funcionário, uniformes que sejam confortáveis e frescos. Caso estes equipamentos não sejam adquiridos e não sejam adequados ao funcionário, o risco de prejudicar a saúde do faxineiro se torna muito maior e pode levar o condomínio a enfrentar um processo trabalhista para pagamento de insalubridade.

Ao adquirir os produtos de limpeza, o condomínio deve estar atento quanto à sua procedência. Geralmente, os produtos de origem clandestina não possuem rótulos com instruções, composição química e também não possuem notas fiscais. Ou seja, o condomínio deve verificar no momento da compra os seguintes itens: o prazo de validade, se o produto possui registro no Ministério da Saúde e também o nome do responsável técnico com o seu devido registro profissional no órgão fiscalizador, informações sobre o fabricante, a sua composição química com instruções de utilização, forma de conservação, as devidas precauções, avisos diversos e qual a sua classe toxicológica.

A forma de armazenamento desses produtos no condomínio é também de extrema importância e deve ser controlada. É preciso que os produtos de limpeza estejam armazenados em um local seguro e fechado, evitando o acesso de crianças, por exemplo. No local de armazenamento também é importante conter alertas sobre a forma de utilização dos produtos e os riscos à saúde que o faxineiro corre em caso de misturas inadequadas.

Outro ponto importante que o condomínio deve levar em consideração é a conscientização do faxineiro quanto à utilização adequada da água. É preciso que o faxineiro tenha em mente que pode realizar algumas substituições no dia a dia para evitar o desperdício da água como: utilizar a vassoura para a limpeza do piso em áreas comuns do condomínio, fechar a torneira em alguns momentos da lavagem enquanto utiliza à vassoura ou o rodo, utilizar panos úmidos, balde e um produto adequado para a limpeza de corredores e hall de entrada e regar o jardim sempre pela manhã ou no fim da tarde, pois é quando o índice de evaporação é menor.

Lembrando, que em todo condomínio deve conter um PCMSO, que é o Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional. Este programa tem a função de proteger e realizar o acompanhamento da saúde do faxineiro e de outros funcionários, incluindo exames como admissionais, demissionais e também os periódicos.

 

2 thoughts to “As atribuições do faxineiro e como o condomínio deve proceder para que o serviço seja executado de forma adequada”

    1. Boa tarde Wilson! Somos uma plataforma de gestão e comunicação em condomínios. Não executamos serviços jurídicos! Sugerimos procurar um advogado especializado para tal consulta. À disposição, Equipe Condobox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *