Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência ao navegar no nosso site. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade

Enquetes no condomínio

As vantagens da realização de enquetes nos condomínios

A função de síndico ou administradora de condomínio demanda bastante paciência e sabedoria, pois é ele quem irá lidar com situações variadas do condomínio diariamente. E para que o síndico ou administradora de condomínio possa dar conta de todo o trabalho, é preciso que ele saiba administrar o seu tempo para solucionar o seus problemas e também os do condomínio e de seus condôminos.

A assembleia de condomínio é o momento em que, geralmente, são realizadas as discussões dos principais assuntos do condomínio como votação de orçamentos diversos, eleição de novo síndico, etc. É o momento onde é maior a participação dos condôminos. Conforme pesquisa realizada pela Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios) a participação dos condôminos para outros tipos de discussões podem ficar entre 10 e 20%. Ou seja, a assembleia de condomínio não pode ser solicitada para todos os assuntos e o excesso de assembleias de condomínio também pode causar certo desanimo na participação dos condôminos.

Para que o síndico ou administradora de condomínios evite o excesso de trabalho, para que ele possa saber qual é a prioridade em sua gestão, determinarem quais são os pontos negativos e positivos existentes no condomínio e também para que eles possam escutar os moradores, a saída mais viável é a criação de pesquisas de satisfação que incluem a opinião do participante.

Através desta medida, é possível que o síndico ou administradora de condomínio tenham um feedback mais preciso somado a informações essenciais para a realização de melhorias e ajustes necessários no condomínio. Outra saída é a utilização de enquetes sobre assuntos abordados no condomínio, onde o inquilino também possa participar, pois, ele costuma ficar de fora de assembleias de condomínio caso não tenha a devida autorização através de procuração realizada pelo proprietário do imóvel.

O ideal é que o síndico ou administradora de condomínio não crie expectativas nos condôminos, de que contribuindo com a sua opinião, as demandas serão realmente realizadas. A ideia da pesquisa é democratizar e facilitar a participação de todos os condôminos e também é uma excelente forma de avaliar o que pode ser feito ou não.