Assembleia de Condomínio: conheça os termos mais utilizados

Assembleia de Condomínio: conheça os termos mais utilizados

Em assembleias de condomínio existem diversos termos com nomenclaturas parecidas e tem muitos condôminos que já estão familiarizados com esta situação, principalmente os que já foram síndico

Veja abaixo quais são os termos mais utilizados em assembleias de condomínio:

Primeira convocação: É necessária a presença de um total de mais de 50% das unidades para a aprovação de algum item no primeiro horário.

Segunda convocação: É a que realiza deliberação com a maioria dos votos presentes na assembleia de condomínio.

Dois terços do todo: Significa dois terços do total de unidades do condomínio, levanto em consideração as frações ideais. Exemplos: aprovação de obras voluptuárias, alteração da convenção de condomínio.

Condômino: É o proprietário do imóvel. Não é necessário morar na unidade.

Maioria absoluta: São todos os condôminos. É bastante utilizada para a aprovação de obras importantes no condomínio como reforma de guarita, por exemplo.

Maioria qualificada: Depende da regra imposta em cada convenção de condomínio e existem diversas quantidades de condôminos para aprovação de serviços com a execução de obras.

Maioria simples: É o equivalente a 50% mais um de todos os condôminos presentes na assembleia de condomínio. Exemplos: eleição de síndico, destituição de síndico, aprovação de orçamentos, aprovação de contas.

Quórum: É a quantidade de pessoas que são necessárias para a aprovação ou votação de determinado tema na assembleia de condomínio.

Quórum qualificado: É a quantidade específica exigida para a votação de determinados temas na assembleia de condomínio como a destinação do condomínio, por exemplo.

Quórum livre: A maioria simples dos que estão presentes na assembleia de condomínio decidem o que está sendo votado.

Presidente da Mesa / Secretário: O presidente da mesa é aquele que é escolhido no inicio da assembleia de condomínio. Ele é quem escolhe um secretário para o desenvolvimento da ata durante a reunião. Para que a mesa seja composta da forma correta é preciso verificar as regras da Convenção de Condomínio.

Obras úteis: São aquelas obras que aumentam ou facilita a utilização de algo em um condomínio. O quórum necessário para aprovação é a maioria do todo. Exemplo: Individualização de hidrômetros.

Obras voluptuárias: São aquelas obras que não aumentam o hábito de utilizar determinadas coisas. O quórum necessário é 2/3 do todo. Exemplo: a construção de piscina no condomínio.

Obras necessárias: São aquelas obras que conservam ou impende à deterioração de uma determinada coisa em um condomínio. Exemplo: Pintura, impermeabilização, limpeza da fachada, etc.

Unanimidade dos condôminos: Todos os condôminos em um condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *