Assembleia virtual em condomínios: Como usar esse recurso remoto na pandemia!

Assembleia virtual em condomínios: Como usar esse recurso remoto na pandemia!

A pandemia pegou todos os setores de surpresa, e fez com que diversos tipos de negócios tivessem que adapar sua forma de atuação. Para os cidadãos, a realidade foi a mesma: todos tiveram que repensar suas rotinas e criar novas alternativas para conseguir manter a produtividade e as atividades básicas em dia.

Para isso, síndicos tiveram que pensar sobre a possibilidade de atuar em assembleias virtuais: uma forma de manter as reuniões e assembleias de condomínio em dia, sem que os moradores precisem se expor e aglomerar para que isso aconteça.

No entanto, o tema é novo, muitos ainda não fazem uso dessas plataformas e possuem bastante resistência sobre o assunto.

Pensando nisso, decidimos explicar o que é a assembleia virtual, como ela funciona e quais são as possibilidades dentro da ferramenta da Condobox!

O que é assembleia virtual?

A assembleia virtual nada mais é do que um modelo digital das assembleias presenciais, comumente praticadas nos condomínios.

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, síndicos e administradoras precisaram rever a sua forma de atuação no dia a dia dos condomínios, garantindo a ordem, as reuniões, as votações e a comunicação de forma mais segura e eficiente diante esse novo cenário.

Uma das necessidades que surgiram foi de manter as assembleias de condomínio em dia, mesmo com esse isolamento. Para isso, foi necessário buscar por ferramentas e plataformas capazes de promover uma assembleia de condomínio de forma virtual, através da internet, garantindo que todos estejam em casa e em segurança, e ainda sejam capazes de participar das reuniões.

A assembleia virtual possui caráter legal?

O artigo 1.350 do Código Civil prevê a assembleia virtual como uma boa alternativa. Nesse artigo, lemos que: “convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger-lhe o substituto e alterar o regimento interno.

• Parágrafo 1 – Se o síndico não convocar a assembleia, um quarto dos condôminos poderá fazê-lo.

• Parágrafo 2 – Se a assembleia não se reunir, o juiz decidirá, a requerimento de qualquer condômino”.

Quais são os benefícios da assembleia virtual em condomínio?

Quais são os benefícios da assembleia virtual em condomínio?

A assembleia virtual em condomínio está cada vez mais comum. Ainda assim, não é raro encontrarmos síndicos que ainda têm bastante resistência a adotar esse modelo.

Para driblar essa situação, é necessário entender quais são os benefícios dessa prática e como ela pode melhorar a rotina na administração nos condomínios.

Melhora a participação

Um dos primeiros benefícios da assembleia virtual em condomínios é a possibilidade de aumentar a participação e o engajamento dos moradores nas reuniões. 

É fato que, no dia a dia, nós estamos envolvidos em rotinas muito corridas e cansativas, e isso faz com que o número de participantes nas assembleias de condomínio presenciais acabe sendo menor do que o esperado.

Com a assembleia virtual, é possível aumentar esse engajamento, uma vez que não é necessário se locomover até determinado espaço para participar da assembleia: é mais fácil encaixá-la dentro da própria rotina, por exemplo.

Melhora a convivência

Com a melhora da participação dos moradores na assembleia virtual em condomínios, a convivência também melhora.

Afinal, o aumento da participação faz com que todas as pessoas ali envolvidas participem da tomada de decisões, exponham seus pontos e tragam assuntos pertinentes para melhorar a convivência e o bem estar dentro daquele espaço.

Por isso, quanto mais engajado for o seu condomínio, maiores as chances de você conseguir ter pessoas mais felizes e colaborativas.

É mais objetiva

Um outro benefício muito claro da assembleia virtual em condomínio é a objetividade. Ela é capaz de eliminar a perda de foco e conseguir ser mais objetivo nos temas a serem tratados na reunião.

Os moradores poderão discutir, propor e votar em diversos temas, sem que ocorram discussões desnecessárias durante todo o processo.

É mais transparente

A transparência é uma característica positiva das ferramentas que permitem a realização de assembleia virtual em condomínios. É possível deixar informações bem organizadas para acesso sempre que necessário, por parte dos condôminos.

Algumas ainda permitem o envio de resumos diários para os condôminos cadastrados, garantindo que eles estejam cientes de tudo o que acontece no local.

Possui validade jurídica

E, claro, como dito anteriormente, a assembleia virtual em condomínios possui validade jurídica, o que torna ainda mais interessante essa prática.

A ata da assembleia virtual pode, inclusive, ser encaminhada para ser registrada em cartório pelo síndico ou administrador do condomínio.

Como a plataforma Condobox atua?

Como a plataforma Condobox atua?

A Condobox é uma plataforma criada para auxiliar síndicos e administradoras a melhorarem a rotina de gestão de condomínios. 

Considerando a realidade em que está cada vez mais evidente a necessidade de assembleia virtual, a plataforma oferece diversas funcionalidades que permitirão uma maior transparência e eficiência durante a comunicação.

São recursos da Condobox:

  • permite a convocação de assembleias virtuais ou presenciais;
  • permite o registro das atas das assembleias para consultas posteriores;
  • permite a configuração de votações da assembleia dentro da plataforma;
  • as votações ocorrem logo após a finalização do período de debate;
  • dentro do sistema de votações, cada unidade tem direito a um voto por assunto da pauta;
  • apenas os responsáveis pelas unidades terão direito ao voto na assembleia;
  • o voto poderá ser aberto ou secreto;
  • a plataforma permite a programação e disparo de e-mails de lembrete. Eles costumam ser disparados no início de cada etapa;
  • além disso, o resultado das votações da assembleia virtual em condomínios é enviado para todos, ficando também registrado no sistema para consulta posterior.

É inegável a importância e a necessidade da assembleia virtual em condomínios, não só em momentos de pandemia, como após essa fase. Ela ajuda a aumentar o engajamento e a participação dos condôminos, melhorando também a comunicação com esses grupos.Quer entender mais e conhecer a ferramenta? Entre com contato conosco e conheça a Condobox.

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *