cacamba-em-condominios

Caçambas em condomínios e o que fazer diante de tanto barulho em sua retirada

O barulho está no topo de reclamações registradas em condomínios e os motivos são bem variados. Eles podem vir do salão de festas, da área de lazer, dos vizinhos etc. Estas reclamações são recebidas nos condomínios, geralmente, nos horários de descanso.

Existem diversos estabelecimentos em torno do condomínio que também geram muitos ruídos como é o caso de bares, restaurantes e casas noturnas. Mas os ruídos causados pela retirada de caçambas não ficam pra trás.

Geralmente, em bairros onde existe um grande número de moradores, não é permitido o tráfego de caminhões no período diurno. Ou seja, a retirada de caçambas só pode ser realizada durante a noite e até o inicio da manhã, em um horário estabelecido pela companhia de trânsito da cidade. Como isso, a retirada de caçambas como não é nada silenciosa, acaba incomodando a todos ao seu redor.

Existem determinados locais em que o horário de circulação de caminhões só pode ser realizado de 20h até às 6h e não tem como não incomodar a vizinhança. Outra situação que deve ser destacada é que as empresas responsáveis pelo transporte de caçambas é também a responsável por transportar todo o material para ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para um aterro, não sendo possível o atendimento de todos os clientes durante este período.

Mesmo com todo este transtorno, é possível dialogar e chegar a um acordo com o prestador de serviço. O ideal é que ele tente fazer menos barulho e tente executar o serviço sempre nas primeiras horas do período permitido. Geralmente, quando um condômino resolver fazer uma obra em sua unidade, ele deve entregar ao síndico um plano de obras contendo a destinação do entulho. Esta medida está prevista na norma da ABNT sobre obras n° 16.280.

Caso algum morador se sinta prejudicado com o excesso de barulho, a justiça pode ser acionada a qualquer momento e dependendo do volume, a polícia pode ser acionada imediatamente.

O tempo de permanência de caçambas no mesmo local é de até três dias para capitais como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Após este período, elas devem ser retiradas do local ou serem substituídas

Outros cuidados ao contratar o serviço de caçamba

Para as cidades onde não possui um prazo estipulado para o tráfego de caminhões, a retirada da caçamba deve ser realizada em período comercial ou até às 22h;

Ficar atento quanto ao local para estacionar a caçamba e evitar transtornos aos demais moradores;

A empresa contratada para o fornecimento da caçamba deve ser registrada na prefeitura da cidade, pois o condômino pode ser responsabilizado por crime ambiental previsto na lei federal n° 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Geralmente, estas empresas já possuem um plano de descarte para todo o material recolhido evitando danos ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *