Todo síndico já passou pela situação de ter algum morador inadimplente com o condomínio. Infelizmente esse cenário não é raro, e a falta de pagamento dessas cotas pode trazer diversos tipos de problemas para o dia a dia do condomínio.
A cobrança também não é uma tarefa fácil: muitos síndicos não sabem exatamente como começar e como abordar os moradores inadimplentes sem constranger.
Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo com algumas dicas.
Continue a leitura.
Os impactos do condomínio em atraso
As cotas do condomínio são fundamentais para garantir o bom funcionamento da estrutura. Afinal, além de possíveis imprevistos, como necessidade de obras e reformas nas áreas comuns, existem contas que precisam ser pagas, bem como folhas de pagamento de funcionários.
O condomínio em atraso pode:
- criar um déficit de verba;
- aumentar a taxa de condomínio para os outros moradores;
- necessidade de realizar uma gestão de crise, podendo levar inclusive à uma cobrança judicial.
6 dicas para realização da cobrança de condomínio em atraso
Para fazer a cobrança do condomínio em atraso, é preciso seguir alguns passos. Antes de entrar com uma ação judicial, existem outras possíveis abordagens para resolver o problema.
Entenda quais são elas.
1. Tenha regras bem definidas
O primeiro passo para evitar problemas e se preparar para realizar a cobrança de eventuais atrasos é ter as regras bem definidas.
Para isso, avalie quais serão as formas de cobrança, os documentos que serão utilizados para abordar o condômino e o prazo, por exemplo, para ir atrás do acerto de contas.
Essas regras devem ser compartilhadas com os moradores, para que eles estejam cientes do processo e não sejam pegos de surpresa em caso de inadimplência.
2. Envie uma notificação para o condômino
Ao observar que existe uma pendência financeira a ser quitada, o primeiro passo é entrar em contato com o condômino inadimplente, através de uma notificação ou carta de cobrança.
Através desse documento, o condômino inadimplente ficará ciente da situação e saberá quais são as medidas cabíveis para esse problema.
Para enviar essa notificação, você pode optar tanto por e-mail quanto de forma física, em papel. O papel, no entanto, pode ser a alternativa mais interessante porque poderá ser assinado, sendo assim mais relevante em casos mais complicados, onde a situação pode parar na justiça.
3. Converse com o morador
Se, ao enviar a carta ou notificação, o morador inadimplente não resolver o problema, é hora de partir para o diálogo.
Nesse momento é fundamental que o síndico tenha controle emocional e saiba algumas técnicas para negociar com o condômino.
É importante que esse diálogo aconteça em um local discreto e confortável para ambos, evitando os espaços comuns do condomínio e a presença de outros moradores.
4. Entenda o problema e ofereça soluções
Quando estiver conversando com o condômino inadimplente, é preciso que você esteja aberto para ouvir e entender qual é o problema. Pode ser que ele esteja passando por um momento difícil e a vida financeira acabou se prejudicando, por exemplo.
É importante que você avalie o histórico desse morador e observe se ele possui o hábito de pagar em dia e essa é uma ocorrência pontual ou não.
Durante o diálogo, ofereça soluções e deixe claro quais são as implicações dessa pendência: a possibilidade de enfrentar uma ação judicial caso se mantenha.
5. Considere uma ação judicial
Depois de todas as tentativas anteriores, se o problema persistir, é hora de partir para as ações judiciais.
Para conseguir prosseguir, envie um pedido de cobrança para o advogado do condomínio. Ele irá avaliar a situação e informar a respeito da possibilidade de ação, e a partir daí dar continuidade na cobrança.
6. Conte com o apoio de serviços terceirizados
Se, por fim, nada funcionar, é hora de contar com uma empresa terceirizada de cobranças. Existem várias alternativas no mercado que facilitam esse processo.
Essas empresas passam a cuidar de todos os trâmites burocráticos necessários para resolver a inadimplência, permitindo que o síndico se concentre em outras atividades.
O controle de pagamento das taxas condominiais é fundamental para manter o bom funcionamento do espaço e as finanças em dia. Por isso, é necessário que o síndico seja capaz de fazer uma boa gestão financeira.
Para isso, você pode contar com ferramentas de gestão de condomínio, como a Condobox.
A Condobox possui várias funcionalidades que irão auxiliar na rotina do síndico e administradora.
São algumas delas:
- gestão financeira;
- gestão de documentos;
- gestão de pagamento e inadimplência de condôminos;
- gestão de funcionários;
- assembleias virtuais;
- comunicados; e muito mais.
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