Passageiro ficou preso no elevador do condomínio

Como agir quando um passageiro ficar preso no elevador do condomínio

Os elevadores são equipamentos de uso contínuo em condomínios, que podem sofrer paradas ao longo de seu funcionamento e deixar presos passageiros que estão utilizando ele no momento. Estes problemas podem ocorrer por falta de manutenção adequada, falta de energia elétrica no condomínio ou até mesmo por panes inesperadas no próprio equipamento. Esta situação, geralmente, causa muito pânico no passageiro e deve ser solucionado o mais rápido possível.

Para evitar acidentes de maior gravidade e até mesmo o estrago definitivo do elevador, veja abaixo algumas medidas que devem ser tomadas diante desta situação:

A primeira coisa é o passageiro manter a calma em caso de parada do elevador entre os andares. Geralmente, os elevadores possuem luzes de emergência, ventilação para respiração, botão de emergência e também interfone para a devida comunicação com a portaria do condomínio.

O ideal é que o passageiro não force a porta e não tente sair do elevador, pois corre o risco dele voltar a funcionar a qualquer momento e causar um acidente ainda mais grave. É preciso aguardar o tempo de estabilização do elevador para que o procedimento de retirada do passageiro seja realizado de forma segura.

Outra atitude que deve ser evitada é o resgate de passageiros presos no elevador. A primeira pessoa que vem a cabeça em casos como este em condomínios é o síndico. Mas, o síndico não deve praticar esta ação e muito menos os funcionários do condomínio. É preciso acionar o Corpo de Bombeiros ou a empresa que realiza a manutenção dos elevadores no condomínio, pois estes são profissionais capacitados para agir de forma correta e segura.

Outra medida importante é para casos de incêndio no condomínio. Nesta situação, a escada de emergência é a melhor saída. Nunca utilize o elevador em casos com este.

E outra dica legal é manter sempre à vista a orientação para estas situações dentro do próprio elevador. Esta medida ajuda no auxílio do passageiro em caso de parada do elevador. Nesta orientação deve conter os números que devem ser acionados em caso de emergência, como acionar o botão de emergência e até mesmo o incentivo a utilização do próprio interfone de comunicação com a portaria do condomínio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *