Previsão orçamentária para o condomínio

Como desenvolver a previsão orçamentária para o condomínio

A previsão orçamentária em um condomínio é uma medida muito importante, pois é o momento em que é decidido o destino do dinheiro arrecadado durante o ano entre os condôminos. Para esta definição é preciso à convocação de uma assembleia de condomínio e que esteja presente a maior parte dos condôminos. Mas, nem sempre este assunto é tratado com prioridade por eles.

A previsão orçamentária deve ser elaborada com base nos gastos dos anos anteriores sempre levando em consideração situações como inflação, inadimplência, negociações de contratos, encargos trabalhistas dos colaboradores. Mas, para que o condomínio não fique no limite com o pagamento das contas, é aconselhável manter também uma folga financeira.

  • Abaixo, algumas dicas para o desenvolvimento da previsão orçamentária para o condomínio:
  • Realize uma soma simples dos gastos de cada item da previsão orçamentária: luz, água, gastos com funcionários, manutenções diversas etc. sempre levando em consideração todos os meses do ano. Após a soma de todos os valores, divida por doze. O resultado é o peso de cada item na soma mensal;
  • É possível economizar com os serviços prestados ao condomínio. O síndico deverá desenvolver uma planilha de adequação da mão de obra de acordo com as necessidades do condomínio. Isso evita o acúmulo de funções aos colaboradores e também horas extras não programadas. Lembrando, que o custo com os colaboradores na folha de pagamento é de até 65% do total. Caso tenha dúvidas, consulte um profissional da área de gestão de funcionários em condomínio;
  • A readequação de contratos também é uma medida para a economia em condomínios. Busque por orçamentos em diversas empresas e compare os custos e os benefícios;
  • Faça o levantamento das melhorias necessárias no condomínio e enumere as prioridades. O ideal é sempre incluir todos estes custos na previsão orçamentária, evitando transtornos com rateios extras entre os condôminos e prestação de contas adicionais; O síndico deverá ficar atento quanto à inadimplência.

    Em casos extremos de atrasos, é preciso uma ação judicial. Estas medidas auxiliam o síndico e os condôminos na previsão orçamentária e é uma saída para a redução de gastos desnecessários durante o ano de uma administração condominial.

    É muito importante que o síndico oriente os moradores a participarem da assembleia de condomínio para a discussão da previsão orçamentária, sempre ressaltando a importância da participação de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *