como-implantar-o-sistema-de-descarte-de-pilhas-e-baterias-em-seu-condominio

Como implantar o sistema de descarte de pilhas e baterias em seu condomínio

O condomínio é uma comunidade onde seus moradores veem no síndico um representante responsável, que se preocupa com o bem estar das pessoas e que é capaz de mobilizar a todos para diversos tipos de causas, sejam elas sociais ou ambientais.

O descarte de pilhas e baterias de forma incorreta é muito comum em diversos condomínios e por existir uma grande concentração de pessoas nesses locais, a quantidade de materiais se torna ainda maior podendo trazer riscos à saúde e ao meio ambiente.

O sistema de descarte de pilhas e baterias realizado de forma incorreta pode trazer riscos ao meio ambiente e também à saúde de todos. Os principais riscos são, no meio ambiente, a contaminação do solo e também dos lençóis freáticos. Para os seres humanos, problemas nos pulmões, fígado e também nos rins. Todos estes danos são devido à alta carga de metais presentes em sua composição como mercúrio, níquel e chumbo.

O sistema adequado de descarte de pilhas e baterias pode ser implantado em um condomínio a partir da mobilização de todos os moradores, com o custo muito baixo e com o objetivo principal de preservar o meio ambiente e também a saúde de toda a população.

Para a implantação do sistema de descarte de pilhas e baterias em seu condomínio é preciso seguir alguns procedimentos simples. Veja abaixo os principais:

Qual o recipiente ideal?

O síndico deve providenciar um recipiente exclusivo para o descarte de pilhas e baterias. O recipiente pode ser uma caixa comum ou até mesmo uma lixeira simples.

Como identificar o recipiente de descarte de pilhas e baterias de forma adequada?

Crie uma etiqueta com a seguinte frase: “Descarte de Pilhas e Baterias + Nome do seu condomínio”. Abaixo, você pode também incluir uma frase de incentivo e que também informe ao morador sobre o local onde será entregue o material recolhido. Exemplo: “Ajude o meio ambiente descartando aqui as suas pilhas e baterias sem utilidade. Todo o material recolhido aqui será entregue a um posto de coleta adequado”.

Qual é o local ideal no condomínio para deixar o recipiente de descarte de pilhas e baterias?

O recipiente para o descarte de pilhas e baterias pode ser inserido na portaria do condomínio e fora do alcance das crianças.

Como realizar a comunicação adequada com os moradores e funcionários do condomínio?

O ideal é conscientizar a todos sobre a importância do descarte de pilhas e baterias de forma correta para o meio ambiente e também para a saúde de todos. Podem ser elaborados cartazes atrativos sobre a campanha no condomínio contendo informações relevantes. Estes cartazes podem ser fixados em pontos estratégicos do condomínio como em elevadores, quadros de avisos, portarias e áreas comuns.

Quando deve ser realizada a retirada do material coletado no condomínio e encaminhado para o posto de coleta?

O síndico deverá se programar para o envio de todo o material coletado. Ele pode definir períodos específicos ou também optar por realizar a coleta das pilhas e baterias quando o recipiente estiver com quantidade considerável para ser retirado. Existem diversos pontos de coleta de pilhas e baterias por todos os cantos do país e o síndico pode verificar o que seja de fácil acesso. O mais conhecido programa de descarte de pilhas e baterias é o Papa-Pilhas do banco Santander.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *