Dicas de quando e como realizar a limpeza da caixa d´água do condomínio

Dicas de quando e como realizar a limpeza da caixa d´água do condomínio

O cuidado com a caixa d´água do condomínio é essencial para a saúde de todos os moradores e para que ela esteja em condições higiênicas favoráveis é preciso alguns cuidados.

O primeiro cuidado é estar sempre atento quanto ao prazo ideal para a execução da limpeza. Geralmente, é indicada duas vezes ao ano, nos meses de fevereiro e outubro. A limpeza da caixa d´água em outubro é indicada, pois o uso da água é mais frequente durante o verão. Já em fevereiro é ideal para a chegada do inverno.

Outro ponto que o condomínio deve estar atento é quanto à limpeza da caixa d´água por conta própria. Não é aconselhável. Existem regiões do país onde o condomínio está sujeito à aplicação de multa em caso de descumprimento desta regra.

O ideal é a contratação de uma empresa que entenda do assunto. Geralmente, estas empresas são de controle de pragas em geral e podem até oferecer serviços associados à limpeza da caixa d´água como dedetização do condomínio, por exemplo. É importante que o síndico, ao contratar a empresa, verifique se ela possui registro de alvará da Vigilância Sanitária, que possua um responsável técnico legítimo, se os profissionais possuem treinamento adequado para a função e se utilizam equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras e botas apropriadas por se tratar de uma atividade com produtos químicos.

Durante a limpeza da caixa d´água do condomínio é legal que o zelador acompanhe todo o procedimento e que fique atento a cada detalhe. A empresa contratada deverá fazer diversas checagens antes de realizar o serviço como: verificação da estrutura interna e externa do reservatório, checar se a entrada da água está fechada e esvaziar todo o reservatório, higienizar todo o reservatório incluindo as tampas para evitar a entrada de sujeira na tubulação, após toda a limpeza realizar o enxague e esvaziamento do reservatório, encher novamente o reservatório, fechá-lo adequadamente e liberar para o consumo.

O zelador deverá fazer a anotação da data de realização de toda a limpeza. Após todos estes procedimentos, o ideal é que o síndico solicite a análise da água para verificar se a limpeza da caixa d´água foi eficiente.

Outros cuidados essenciais com a caixa d´água

Outro ponto importante e que não pode faltar para uma boa qualidade da água consumida no condomínio é o teste de potabilidade. O teste de potabilidade é uma análise físico-química laboratorial que identifica possíveis bactérias, germes e qualquer outro organismo que prejudique a saúde. Ele deve ser realizado a cada seis meses, sempre após a limpeza da caixa d´água. Geralmente, as empresas que realizam limpeza de caixa d´água já dispõem deste serviço. Mas o ideal mesmo é a realização do teste em laboratório independente.

Caso a água analisada seja reprovada para a utilização, é importante que o síndico acione a empresa que realizou a limpeza da caixa d´água e solicitar uma nova limpeza no reservatório. O síndico é o responsável por este serviço e caso ocorra algum transtorno à saúde de algum morador, ele pode ser acionado e até mesmo no âmbito judicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *