Dicas de redução de custos em condomínios

Algumas atitudes podem fazer toda a diferença para a redução de gastos em um condomínio e o síndico tem papel fundamental nessa iniciativa. É preciso que todos tenham consciência na utilização de determinados serviços como água e luz.
Geralmente, o maior gasto do condomínio vem da utilização do serviço de água. E como em alguns condomínios o consumo ainda é coletivo, é preciso ficar ainda mais atento ao consumo excessivo. O síndico deve ficar de olho a possíveis vazamentos e desperdícios e orientar os funcionários do condomínio que utilizem regadores, vassouras e panos para a limpeza de áreas comuns e calçadas, em vez de mangueiras. É bom ter um planejamento dos dias de limpeza do condomínio para que não ocorram desperdícios.
Em relação à iluminação, o ideal é que as áreas comuns tenham sensores de presença e que as lâmpadas sejam fluorescentes, pois são mais econômicas do que as incandescentes. Caso o condomínio não tenha sensores, é legal colocar lembretes que incentivem a economia, como “apague a luz ao sair” e verificar se as lâmpadas foram desligadas após o horário de encerramento das atividades nas áreas comuns.

Para equipamentos diversos do condomínio, o ideal é a verificação periódica. Isso evita possíveis defeitos e também que tenham de ser realizadas manutenções mais complexas e até mesmo substituições de peças e/ou equipamentos inteiros.
A organização das compras do condomínio também é uma prática importante para a redução dos gastos. Por exemplo, a compra de produtos de limpeza pode ser realizada em empresas atacadistas e podem ser feitas até mesmo negociações para obter descontos em produtos adquiridos em maiores quantidades. A orientação dos funcionários para a utilização consciente dos produtos também é uma ótima saída para a economia do condomínio.
São medidas simples que contribuem para a redução de gastos no condomínio e até mesmo a redução da inadimplência. E o consumo consciente acaba contribuindo também para o meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *