Calendário de tarefas de um condomínio

Elaborando o calendário de demandas de um condomínio

A elaboração do calendário de atividades de um condomínio é muito importante para a administração de condomínio e é um auxilio na economia, na antecipação de demandas e na organização de toda a gestão. Existem muitos benefícios com este método e o planejamento sempre será a melhor saída.

Em janeiro, as principais demandas são com assembleia geral ordinária e com o reforço da segurança. O período para a realização assembleia geral ordinária, geralmente, é definido na convenção de condomínio. Esta assembleia é realizada no início do ano, pois é a época em que se realiza a aprovação da prestação de contas do ano anterior e a previsão orçamentária para o ano em vigor. Já o reforço da segurança deve ser realizado por todos devido ao período de férias, que é a época de escassez de moradores nos condomínios.

Para o mês de fevereiro, o ideal é a lavagem da caixa d´água do condomínio. A lavagem da caixa d´água do condomínio deve ser realizada duas vezes por ano e o verão é a melhor época para esta atividade.

Em março, quem deve receber os devidos cuidados é o jardim. Como é a época de aproximação do período de temperaturas mais baixas, o ideal é que a grama e a terra estejam preparadas.

Para abril, as principais atividades para o condomínio são a inspeção predial, a dedetização e desratização. A inspeção predial deve ser realizada uma vez por ano e é importante a avaliação de toda a estrutura da edificação. Ela deve ser feita sempre antes do período de obras no condomínio para a identificação de possíveis danos e assim iniciar o devido reparo. A dedetização e a desratização devem ser realizadas duas vezes por ano. O período recomendado é sempre abril e outubro. Ou seja, como deve ser feita antes da época quente, uma completa a outra evitando assim transtornos com pragas urbanas, como os ratos, durante todo o ano.

Em maio, é a melhor época para iniciar as obras no condomínio. Com o início da estiagem, neste período é possível realizar grandes reparos como a eliminação de infiltrações, o reparo de rachaduras de diversos tamanhos e até mesmo impermeabilizações.

Em junho, é a vez dos cursos de capacitação e de planejamento de atividades para as crianças devido à proximidade das férias de julho. Para os cursos de capacitação, o de segurança é uma excelente opção. Com a aproximação das férias de julho, a escassez de moradores no condomínio, a redução de vagas para este curso nos meses de novembro e dezembro devido à alta demanda de alunos e aumento da probabilidade de tentativa de assalto ao condomínio, o ideal é a preparação nesta época do ano.

O planejamento de atividades para as férias escolares é uma medida interessante para as crianças e também para manter o bom funcionamento do condomínio nesta época do ano. Geralmente, as crianças costumam ficar soltas no condomínio para brincadeiras diversas, muitas vezes, sem os cuidados dos responsáveis. A criação de regras e o planejamento de brincadeiras nos espaços infantis auxiliam na redução de acidentes e também contribui para a diversão dos pequenos. Caso necessário, o síndico pode solicitar o auxílio de um profissional da área esportiva ou de recreação para o desenvolvimento das atividades.

Em julho, é a época de reforço na segurança do condomínio. É preciso a mobilização de todos os moradores para um condomínio livre de transtornos relacionados à segurança.

Para agosto, o síndico deve ficar atento quanto aos cuidados com a piscina, pois é a época em que a sua utilização é reduzida. A sua manutenção deverá ser realizada todo ano e sempre que necessário. Devem-se verificar possíveis vazamentos, o funcionamento do filtro, possíveis revestimentos soltos, o estado do deck e todos os outros itens que compõem a área da piscina.

Para setembro, o cuidado com o jardim é importante, pois é o momento de chegada da primavera. É importante que as áreas verdes do condomínio estejam preparadas para florescerem de forma leve e saudável.

Outubro é o momento da limpeza da caixa d´água, a dedetização e a desratização do condomínio. Para a boa qualidade da água durante o período de verão, o ideal é a limpeza da caixa d´água antes da chegada do calor. A dedetização e a desratização devem ser feitas antes da época quente, evitando assim transtornos com pragas urbanas, como os ratos, durante todo o ano.

Em novembro é a época de verificação do para-raios, a preparação de documentos para DIRF e RAIS e também da elaboração da decoração natalina. É extremamente importante a verificação do funcionamento do pararaios. Geralmente, o laudo técnico é emitido em setembro ou março e possui a validade de um ano. É interessante uma nova verificação antes do período de chuvas, durante o mês de novembro, para avaliar a sua condição e também para garantir a segurança de todos. A preparação de documentos para DIRF e RAIS é iniciada em novembro como período de segurança. Como são vários documentos relacionados aos colaboradores e aos fornecedores do condomínio, o ideal é começar o quanto antes para que não falte nenhum documento. Se o condomínio já possui o costume de realizar a decoração de natal, o ideal é a preparação entre outubro e novembro.

Em dezembro é a época de planejamento das férias dos colaboradores, a mobilização de segurança, a elaboração da cota condominial e o planejamento de atividades para as crianças devido às férias escolares.

Para o planejamento das férias dos colaboradores, é legal já começar o ano com as datas de folgas já definidas e optar por férias seguidas entre os colaboradores. Nos condomínios em que os serviços são terceirizados, a possibilidade de negociação de descontos é bem maior.

Em relação à segurança do condomínio, é preciso a mobilização e conscientização de todos os moradores, evitando assim as tentativas de assalto e possíveis danos ao patrimônio devido à escassez de moradores nesta época do ano.

A cota de condominial de janeiro deve ser encaminhada aos condôminos em dezembro evitando problemas com inadimplência logo no inicio do ano.

O planejamento de atividades para as férias escolares para as férias de janeiro é uma medida interessante, assim como nas férias de julho, para as crianças e também para manter o bom funcionamento do condomínio nesta época do ano. A criação de regras e o planejamento de brincadeiras nos espaços infantis auxiliam na redução de acidentes e também contribui para a diversão dos pequenos. Caso necessário, o síndico pode solicitar o auxílio de um profissional da área esportiva ou de recreação para o desenvolvimento das atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *