Endomarketing no condomínio: é necessário?

Endomarketing no condomínio: é necessário?

Trabalhar a comunicação interna no condomínio é fundamental. Essa é a forma de manter todos os funcionários, síndico e moradores alinhados e determinados a transformar aquele ambiente em um espaço agradável e confortável para todos.

Visto essa necessidade, é hora de se perguntar: é realmente necessário trabalhar o endomarketing no condomínio? Se sim, quais são as melhores estratégias para que a comunicação seja bem feita? Quais são os reais benefícios dessa ação?

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo sobre endomarketing no condomínio, ajudando a melhorar o dia a dia dos síndicos e otimizar a rotina através de um trabalho interno de comunicação e estímulo.

Continue a leitura!

Afinal, o que é endomarketing no condomínio?

O Endomarketing é um trabalho realizado internamente, com um conjunto de ações estratégicas para melhorar o ambiente em questão. Para os colaboradores, seria o ambiente de trabalho. Para os moradores do condomínio, seria o ambiente da moradia.

A ideia é melhorar a integração entre as pessoas e o engajamento com todas as causas do condomínio, fazendo com que a relação seja cada vez mais simples, prática e efetiva.

O Endomarketing enxerga as pessoas de dentro da organização como os primeiros clientes. Afinal, imagine um cenário em que um novo morador está considerando comprar um imóvel no seu condomínio: os moradores e funcionários terão um papel crucial para passar a credibilidade daquele ambiente e reforçar os benefícios de morar lá. O mesmo acontece na hora de contratar um novo colaborador: os colaboradores de casa ajudarão a criar um ambiente de satisfação profissional e engajamento com essas pessoas, tornando-os ainda mais produtivos e felizes no ambiente de trabalho.

Quando pensamos em um cenário em que moradores e funcionários do condomínio estão desmotivados e infelizes com o ambiente, encontramos alguns problemas.

Por parte dos moradores, eles se tornam pessoas pouquíssimo engajadas com as causas do ambiente, deixando de comparecer em reuniões, votações e não se comprometendo em fazer sua parte no dia a dia, para contribuir com um ambiente mais saudável e feliz.

Já por parte dos colaboradores, a ideia não é muito diferente: colaboradores insatisfeitos são pessoas com pouca produtividade e baixo comprometimento com as tarefas no dia a dia, reduzindo a qualidade da sua performance e o nível do trabalho.

Quanto mais satisfeitas e felizes as pessoas estiverem com o ambiente, melhores serão seus posicionamentos a respeito de tudo o que tange o lugar, aumentando seu comprometimento com o conforto e bem estar de todos de forma orgânica.

Quais são os benefícios de aplicar o endomarketing no condomínio?

Agora que você sabe o que é endomarketing no condomínio, está na hora de entendermos quais são os maiores benefícios dessa prática para o dia a dia do ambiente, além de facilitar o trabalho do síndico no dia a dia.

Os benefícios vão variar de acordo com os objetivos. Antes de implantar o endomarketing no condomínio, é preciso criar um plano de ação com base nos seus objetivos: você quer algo geral, que estimule colaboradores e moradores, ou vai focar em apenas um desses grupos de pessoas nesse primeiro momento?

Os benefícios mais marcantes da aplicação da metodologia são:

  • melhora do engajamento dos moradores nas assembléias gerais;
  • maiores as chances de adesão dos moradores em projetos de bem estar comum;
  • maior comprometimento dos moradores em manter o ambiente saudável e conservado;
  • aproximação dos colaboradores com o condomínio;
  • engajamento dos colaboradores com o condomínio;
  • retenção de funcionários;
  • aumento da produtividade;
  • melhora do clima no ambiente de trabalho;
  • melhora na relação entre moradores e funcionários;
  • consciência sobre as demandas;
  • consciência sobre as tarefas realizadas;
  • maior comprometimento dos trabalhadores com o dia a dia de trabalho.

Como dito anteriormente, a retenção de funcionários é um ponto a ser considerado no endomarketing. Quando os profissionais possuem muita rotatividade, a qualidade e bom funcionamento das tarefas do dia a dia fica comprometida, uma vez que é preciso preparar, com frequência, novas pessoas para executarem os cargos.

O ideal é ter um time fidelizado e satisfeito com o ambiente de trabalho, dando mais tranquilidade para o síndico.

Esse time satisfeito também será um time mais produtivo. Uma pesquisa feita pela Right Management Consultoria mostrou que pessoas mais motivadas no ambiente de trabalho tendem a ser 50% mais produtivas que as pessoas desmotivadas. Isso significa maior qualidade e agilidade no que tange as tarefas internas do condomínio.

Por onde começar?

Agora que você já definiu quais são os seus objetivos e focos com o endomarketing, é hora de pensar no processo de implementação.

Ter um trabalho de comunicação interna é fundamental para que as ações sejam realizadas da melhor forma possível, garantindo os resultados.

Vamos supor que o seu foco será em funcionários do condomínio: é hora de entender como tem sido a relação entre os colaboradores e o ambiente através da identificação e coleta de dados, pesquisa de perfil dos colaboradores e reivindicações que são feitas por eles.

Com essas informações em mãos, é hora de traçar uma estratégia para que as necessidades dos colaboradores estejam alinhadas com as demandas e necessidades do condomínio, colocando-os na mesma página.

O síndico deve, nesse momento, analisar o que pode ser feito para tornar o trabalho desses colaboradores mais satisfatório, além de entender quais reivindicações fazem sentido, criando um plano de ação para cumprir com aquelas que são interessantes e vão melhorar, de fato, o dia a dia dos trabalhadores dentro do ambiente.

No caso do foco nos moradores, o processo é semelhante: é hora de analisar o perfil das pessoas que moram dentro do condomínio, o histórico de mudanças, as reivindicações, dados de participação e votação em assembléias e muito mais.

Com essas informações em mãos, é hora de elaborar um plano de ação para engajar ainda mais esses moradores, trazendo mais comprometimento e bem estar para o condomínio.

 

O endomarketing no condomínio é uma forma de aumentar a qualidade de vida e trabalho de todos que convivem naquele espaço. A análise dos perfis, do histórico e das reivindicações, principalmente, irá ajudar a nortear um plano de ação para transformar o ambiente em um lugar ainda mais agradável não só para quem mora, mas também para quem trabalha.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *