Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência ao navegar no nosso site. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade

Como engajar condôminos nas reuniões e votações do condomínio?

Como engajar condôminos nas reuniões e votações do condomínio?

O condomínio é um ambiente que precisa estar sempre em harmonia. Para isso, é fundamental engajar os condôminos, garantindo a participação dos moradores em reuniões e nas tomadas de decisões mais importantes do espaço.

No entanto, sabemos que a realidade é outra: quando avaliamos o comportamento dos condôminos, a maior parte evita se envolver nessas questões, e isso pode gerar alguns problemas e desentendimentos com o tempo.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo para ajudar síndicos e administradoras a estimularem a participação dos condôminos nas reuniões de condomínio.

Continue a leitura.

A importância da participação do condôminos nas reuniões

Para manter o condomínio em harmonia, é necessário que todos participem das reuniões.

Principalmente quando é necessário tomar alguma decisão ou apresentar alguns dados importantes, quanto mais transparente for a comunicação, melhor.

Através das reuniões de condomínio, é possível entender:

  • quais são as necessidades e dificuldades de cada condômino;
  • quais são as prioridades do condomínio de modo geral;
  • o que precisa ser melhorado;
  • o que está bom como está;
  • quais mudanças são prioritárias.

Com essas informações em mãos, é possível criar um ambiente muito mais harmônico e positivo para todos os envolvidos.

4 dicas para engajar condôminos nas reuniões

4 dicas para engajar condôminos nas reuniões

1. Explique a importância da participação

O primeiro passo para engajar os condôminos nas reuniões é explicar e deixar claro a importância da participação de todos.

É importante que todos os condôminos saibam que, para conseguir manter o ambiente o mais agradável possível, é preciso que todos participem, opinem e colaborem com as melhores práticas estabelecidas pelo síndico e pela administradora.

2. Tenha um foco nas reuniões

Um dos fatores que dificultam a participação e o engajamento dos condôminos nas reuniões é a demora e falta de foco nas discussões. 

É importante que as reuniões sejam bem estruturadas, com pautas definidas, tempo de duração estabelecido e que interrupções que fogem da temática estabelecida sejam evitadas. Isso tornará as reuniões muito mais produtivas, dinâmicas, práticas e rápidas.

3. Encontre o melhor horário para todos

Um outro detalhe importantíssimo para conseguir engajar os condôminos nas reuniões é encontrar o melhor horário.

Claro que, quando estamos falando de um condomínio grande, com muitas pessoas, pode ser difícil encontrar um horário que seja interessante para todos. O foco precisa ser na maioria, para garantir a participação de um maior número de pessoas.

Se atentar ao horário também é necessário: evite atrasos para o início da reunião e não estenda após o horário previsto de término.

4. Envie minutas e seja transparente

A comunicação é peça chave em toda relação, e em um contexto de síndico / administradora e condômino não é diferente.

Por isso, para manter registrado tudo o que foi discutido e garantir que todas as informações sejam repassadas para os moradores, é importante realizar minutas das reuniões e manter a transparência.

Sempre que houverem problemas e decisões mais complexas a serem tomadas, não hesite em ser claro e comunicar todos os envolvidos.

A realização de assembleias virtuais

A realização de assembleias virtuais

As assembleias de condomínio virtuais já são uma realidade. Antes mesmo da pandemia, muitos condomínios estavam considerando essa possibilidade, para garantir o conforto e a participação de mais pessoas.

Para que a assembleia virtual aconteça sem transtornos, o segredo é escolher uma plataforma eficiente e especializada para garantir todo o suporte necessário para a realização da reunião.

A plataforma da Condobox oferece diversas funcionalidades, incluindo a possibilidade de realizar assembleias virtuais.

Dentre as possibilidades oferecidas, estão:

  • controle de contas;
  • taxas de condomínio;
  • geração de boletos;
  • inadimplências;
  • relatórios e balancetes;
  • comunicados;
  • controle de documentos;
  • debates on-line;
  • e-mails automáticos;
  • calendário e reservas de espaços comuns;
  • monitoramento de funcionários;
  • cadastro de funcionários;
  • controle de férias;
  • contratos;
  • registro de ponto; e muito mais.

A transparência é a peça chave para envolver os moradores do condomínio e garantir a participação de um maior número de pessoas nas reuniões e tomadas de decisões.

Para o síndico, alguns detalhes não podem ficar para trás: é necessário se lembrar de estabelecer o tema, a duração da reunião e moderar a assembleia para que o foco da conversa não seja desviado.

Quer uma plataforma para realizar assembleias online e conseguir administrar o condomínio com praticidade e eficiência? Conheça a Condobox.

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *