Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência ao navegar no nosso site. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade

Funcionários do condomínio: como funciona o processo de contratação?

Funcionários do condomínio: como funciona o processo de contratação?

A contratação de funcionários do condomínio é uma tarefa que exige muita atenção e cuidado.

Apesar de alguns serviços serem terceirizados, muitas vezes a contratação de pessoas fixas para atuarem nos condomínios residenciais e comerciais pode ser a melhor alternativa,e  os responsáveis por essa tarefa precisam avaliar diversos fatores antes de tomar uma decisão.

Por isso, decidimos criar um conteúdo com dicas para a contratação de bons profissionais.

Continue a leitura.

Quais habilidades buscar nos profissionais?

Para contratar zeladores, porteiros e faxineiros para o condomínio, é necessário identificar algumas características, como responsabilidade, dedicação, caráter e educação. 

Em cada uma dessas áreas, no entanto, será necessário buscar por habilidades específicas. Para o zelador, por exemplo, é interessante encontrar profissionais que sejam bem organizados e com espírito de liderança. A equipe de limpeza deve conhecer os equipamentos e materiais que serão utilizados, além de serem pessoas mais detalhistas. Os porteiros, por sua vez, deverão estar cientes e cada vez mais envolvidos com a promoção da segurança dentro do condomínio.

Em qualquer um desses casos, no entanto, cursos e treinamentos são muito indicados: eles ajudarão não só a realizar uma reciclagem de todo o conteúdo e aprendizado, como a atualizar a equipe a respeito de novas técnicas, normas e medidas de segurança que devem ser aplicadas dentro do condomínio.

Quais são as melhores medidas de segurança durante a contratação?

Durante o processo de contratação de funcionários para o condomínio, é fundamental checar as referências, tanto pessoais quanto profissionais, além de conferir o atestado de antecedentes.

Quanto mais informações você tiver a respeito do profissional que está prestes a ocupar aquele cargo, melhor.

Por que é necessário assinar a carteira dos profissionais contratados?

Por que é necessário assinar a carteira dos profissionais contratados?

Infelizmente não é raro encontrarmos síndicos que, muitas vezes, optam por não assinar a carteira desses funcionários. No entanto, isso pode representar um problema: no futuro, a falta de uma carteira assinada pode trazer grandes prejuízos, principalmente no que diz respeito ao momento da rescisão de contrato.

É comum encontrarmos funcionários que entraram na justiça para conseguir indenizações por direitos que não foram respeitados devido à falta de assinatura da carteira e outros detalhes da rotina.

Além disso, existem outros possíveis problemas: imagine um cenário em que um dos funcionários não registrados sofre um acidente no ambiente de trabalho. Sem o respaldo e as garantias de uma CLT, por exemplo, o condomínio poderá inclusive responder judicialmente por esses problemas.

A contratação de terceirizados passa por outro ponto: nesse caso, as empresas que terceirizam os serviços serão responsáveis pela parte burocrática. No entanto, mesmo que essa seja a prática mais comum e ideal neste cenário, recomendamos que você sempre cheque se a firma contratada para terceirização está atuando de forma correta no que diz respeito ao registro e direitos trabalhistas.

Como realizar uma contratação de sucesso?

Para conseguir contratar funcionários do condomínio, é importante considerar esses três passos simples:

  1. ter bastante clareza sobre o perfil de profissional que você está buscando e saber pontuar quais habilidades e conhecimentos são necessários para cada vaga;
  2. construir um plano de carreira para os funcionários e saber realocar esses profissionais quando houver a necessidade de substituir um colaborador ausente;
  3. ter um profissional para orientar nas contratações, como empresas de recrutamento.

O processo de contratação de funcionários do condomínio exige cuidado e atenção aos detalhes. Como pontuado anteriormente, é preciso entender exatamente o que cada vaga necessita e ter clareza de quais atribuições são imprescindíveis para os cargos.

Com a ajuda de uma empresa de recrutamento, por exemplo, é possível ter mais tranquilidade nesse caminho.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *