Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência ao navegar no nosso site. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade

Pesquisa de satisfação para condomínios: aprenda a criar e entenda a importância

Pesquisa de satisfação para condomínios: aprenda a criar e entenda a importância

Quando pensamos na gestão de um condomínio, é necessário considerar diversas questões. Dentre elas, encontra-se a opinião e as expectativas dos condôminos. Para entender quais são as necessidades desse grupo, uma das alternativas mais interessantes é realizar uma pesquisa de satisfação para condomínios, onde os gestores e síndicos conversam com o público para entender quais são as suas expectativas, demandas e identificar se é possível atender a cada uma dessas solicitações considerando a realidade do condomínio.

É importante realizar uma pesquisa de satisfação para condomínios, saber avaliar as respostas e trabalhar de forma positiva em cima de cada uma das questões levantadas.

Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura.

Por que é importante realizar pesquisa de satisfação para condomínios?

Não é raro encontrarmos pessoas que possuem dificuldade de expressarem sua opinião. Para realizar críticas ou fazer reclamações na frente de outras pessoas, como em uma assembleia em condomínio, essa situação é ainda mais comum.

No entanto, um questionário de satisfação pode ser uma boa alternativa: através dele, os participantes terão privacidade para apresentarem suas opiniões e possíveis melhorias dentro do condomínio.

Para melhorar a adesão dos moradores, é interessante apresentar uma opção de preencher os questionários anonimamente. 

A pesquisa de satisfação para condomínios é extremamente relevante pois permite que síndicos e administradoras consigam identificar quais são as possíveis e necessárias melhorias dentro do espaço, o que os moradores esperam, quais são suas maiores necessidades e como otimizar todos os processos internos com base no que é mais importante para os condôminos.

As informações coletadas diretamente com os condôminos podem ajudar a tomar decisões ainda mais acertadas, baseadas em dados reais, provenientes de pesquisas de satisfação.

Quando essa pesquisa de satisfação deve ser realizada?

Quando essa pesquisa de satisfação deve ser realizada?

A realização da pesquisa de satisfação para condomínios é uma excelente estratégia. Mas, é necessário que os síndicos ou administradoras saibam realizar essa pesquisa de forma eficiente, na recorrência ideal e com as perguntas adequadas.

Antes da tomada de uma grande decisão ou após a realização de uma obra, por exemplo, é importante saber quais são as opiniões dos moradores.

Nesse momento, os responsáveis irão ouvir o que essas pessoas têm a dizer e traçar um plano de ação para que as decisões tomadas, com base em dados reais coletados nas pesquisas, sejam executadas.

É necessário, então, realizar a pesquisa de satisfação para condomínios em dois contextos: para entender quais são as necessidades dos moradores e para entender se as expectativas foram atendidas após a execução do plano de ação.

Como estruturar uma pesquisa de satisfação para condomínios?

Para estruturar uma pesquisa de satisfação para condomínios, é importante considerar alguns detalhes importantes:

  • a possibilidade de responder anonimamente;
  • o formato: se será em papel ou virtualmente;
  • as perguntas relevantes;
  • a frequência com que a pesquisa será aplicada;
  • o tamanho do formulário;
  • o tema do formulário, caso ele seja referente a uma pauta específica; etc.

Para criar as perguntas da pesquisa de satisfação, é necessário ter alguns cuidados. O primeiro deles é garantir a objetividade da pergunta, para que não haja dupla interpretação.

Além disso, é interessante que exista um bom espaço para que os participantes dissertem sobre o assunto. Em caso de perguntas de múltipla escolha, é preciso ter o mesmo cuidado com as alternativas: garantir que sejam objetivas e capazes de abranger todas as possibilidades dentro daquele contexto.Quer aprender mais sobre pesquisa de satisfação para condomínios, como melhorar a comunicação e tornar a convivência cada vez melhor? Confira nosso artigo Como lidar e evitar brigas e discussões em assembleias de condomínio.