Como manter a segurança de playgrounds em condomínios

Playgrounds em condomínios: como manter a segurança

Em condomínios, geralmente, a área que as crianças mais curtem é o playground. E este espaço deve ser bem equipado e seguro para elas, pois é o local onde elas gostam de passar a maior parte do tempo, principalmente em época de férias escolares.

Os principais equipamentos nos playgrounds em condomínios são os brinquedos e também as caixinhas de areia. A manutenção desse espaço deverá ser feita de acordo com a regra estabelecida pelas normas de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a responsabilidade é inteiramente do síndico. A norma da ABNT que cuida da responsabilidade de manutenção dos brinquedos é a 14350, parte 2.

A norma estabelece que o condomínio possua os registros com todas as inspeções realizadas no playground de acordo com os prazos que são mensais, semanais e diárias.

Para que o playground do condomínio funcione corretamente é importante à adoção de algumas medidas como o registro em regulamento interno ou na convenção do condomínio das regras a serem cumpridas pelos moradores quanto à utilização do espaço. Lembrando, que para os condomínios que não possuem uma regra estabelecida nestes dois documentos, ela deve ser aprovada em assembleia de condomínio por pelo menos dois terços dos condôminos. Outro ponto importante é deixar visível no playground estas regras para que não ocorram transtornos ao condomínio e também para a segurança das crianças que ali transitam. É importante também que estejam especificados o horário de funcionamento do espaço, as normas de utilização dos brinquedos e quais serão os dias de manutenção do espaço para não gerar dúvidas.

Para a manutenção do espaço é importante que ela seja realizada de forma a prevenir possíveis danos às crianças. Devem ser avaliadas as condições dos equipamentos como pintura, instalações dos encaixes e também dos parafusos, se o brinquedo está se soltando de sua instalação no solo. A avaliação do playground do condomínio deve ser acompanhada pelo fabricante anualmente.

Lembrando também que em casos de danos aos brinquedos e em suas instalações, o síndico ou zelador devem ser avisados imediatamente para o isolamento da área e evitando acidentes.

Em condomínios onde ainda não possuem playground e que desejam adquirir este espaço, é importante estar atento quanto aos brinquedos a serem adquiridos, de preferência os fabricados com materiais não tóxicos e que possuam uma durabilidade maior, que são os brinquedos revestidos em plástico e estrutura metálica. Sempre exija materiais que são inspecionados e aprovados pela ABNT. Todas estas medidas garantem mais diversão para as crianças e ainda mais a sua segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *