Inspeção Predial

Qual o período ideal para a inspeção predial e como ela deve ser realizada?

Indispensável em edifícios, a inspeção predial é uma medida importante em condomínios para avaliar diversas situações em sua estrutura como deterioração, o funcionamento de elevadores e do para-raios, a conservação, recarga e validade dos extintores de incêndio e outros itens de grande relevância.

Em uma inspeção predial existem determinados itens que exigem mais atenção. Geralmente, estes itens são comuns em todos os condomínios, devem estar em perfeitas condições de utilização e bem instalados para a segurança e comodidade dos moradores como os extintores de incêndio e para-raios. Em caso de descumprimento destas regras, o condomínio está sujeito à penalidade como pagamento de multa, por exemplo.

A estrutura do edifício também deve ser avaliada durante a inspeção predial com bastante atenção. A estrutura do condomínio pode sofrer diversos danos com o passar dos anos e apresentar uma serie de problemas como infiltrações, corrosões, ferrugem nas bases de ferro que correspondem às vigas, aos pilares e também as lajes, vazamentos, entre outras diversas situações.

Para realizar a inspeção predial de forma adequada e no tempo correto é preciso seguir as orientações contidas no sistema da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como:

– Para condomínios e edifícios com construções de até 15 anos de existência, o ideal é realizar a inspeção predial a cada três anos;

– Para condomínios e edifícios com construções entre 15 e 30 anos de existência, o ideal é realizar a inspeção predial a cada dois anos;

– Para condomínios e edifícios com construções acima de 30 anos de existência, o ideal é realizar a inspeção predial anualmente.

A inspeção predial deve ser executada sempre por um engenheiro especializado e para a realização de inspeções periódicas, a presença do síndico ou zelador do condomínio é indispensável. A inspeção predial periódica deve ser realizada sempre num espaço de tempo entre um e três meses.

One thought to “Qual o período ideal para a inspeção predial e como ela deve ser realizada?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *