Taxa de condomínio e o aumento abusivo

Tire sua dúvidas quanto ao aumento abusivo da taxa de condomínio

A taxa de condomínio é uma divisão de despesas distribuídas entre os seus condôminos e que deve estar sempre de acordo com o padrão de vida do condomínio. Geralmente, o seu reajuste ocorre uma vez por ano e o principal motivo é o aumento de gastos devido a constante inflação no Brasil.

Para a realização de aumento da taxa de condomínio, o síndico ou a administradora de condomínio, pode convocar uma assembleia de condomínio para que os condôminos aprovem a medida. Para que isso aconteça é preciso que o síndico ou a administradora de condomínio elabore uma justificativa e apresente aos condôminos de forma transparente.

É possível ocorrer mais de um aumento durante o ano por motivos diversos como a realização de uma obra emergencial, aumento de taxa de um determinado fornecedor ou até mesmo para suprir a inadimplência naquele momento. Mas todo aumento deve ser justificado aos condôminos.

Qualquer alteração da taxa do condomínio deve ser verificada e aprovada em assembleia, pois o síndico não tem o poder para realizar o aumento sem a aprovação dos condôminos. Se o aumento for aprovado em assembleia de condomínio, é preciso que todos os condôminos acatem a decisão. Para isso acontecer de forma justa, é preciso que os condôminos fiquem atentos quanto às convocações para assembleia de condomínio realizada pelo síndico ou administradora de condomínio e que fique atento também quanto ao cumprimento dos itens estabelecidos pelo Código Civil e pela Convenção.

Um plano orçamentário anual é fundamental para que aumentos inesperados não ocorram. Caso o síndico ou administradora de condomínio apresente um aumento fora do normal da taxa condominial ou aumento em curto tempo, pode ser um sinal de que o condomínio não está sendo bem administrado pelo síndico ou administradora de condomínio.

Para que não ocorram problemas financeiros inesperados, a alternativa mais viável é que o síndico ou administradora de condomínio apresente de forma transparente a prestação de contas do condomínio, para que os condôminos possam acompanhar toda a situação financeira do condomínio a cada mês e até mesmo contribuir para que não ocorram transtornos posteriores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *